Há uma luz que nunca se apaga


quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Álbuns da Semana

Já falei a semana passada sobre os Velvet Underground a propósito da Nico. Hesitei em pôr aqui mais um video relacionado com eles mas de facto este album é um clássico (o famoso da banana do andy Warhol), e esta música linda. Reparem na senhora que apresenta o video a abrir as mãos no ar a lançar o video parece que a pedir-nos que entremos num sonho bom ao ouvi-los. A música acaba aos 3:oo depois volta a repetir mas tinha de por este video. Era o único onde aparecia Lou Reed e John Cale juntos a tocar ao vivo.Curtam!

The Velvet Underground-The Velvet Underground and Nico (1967)
Sunday Morning




Segue-se uma banda de culto. Fui viciado neles numa certa altura da minha vida. Ouvi os albuns todos e este é o meu preferido. Jim Morrison é a figura de destaque mas ao conhecer a banda percebe-se a importância enorme do orgão de Ray Manzarek, da guitarra de Robby Krieger e da bateria de John Densmore. Para mim que nunca percebi bem a "poesia" do Jim Morrison, sempre fui mais apaixonado pela melodia das músicas do que propriamente pelas letras. Aqui fica um exemplo disso. Uma música que sempre ouvi em repeat e que nunca soube bem o seu significado. Deve ser esse o próposito: Deixar ao nosso critério a interpretação.

The Doors-The Doors (1967)
The Crystal Ship




Agora uma banda que já tinha vindo a ouvir desde há algumas semanas e sempre com a sensação: epa estes gajos são bons mas são muito parecidos com muita música que se fazia na altura. É verdade que parecem uns Beatles nº 2 em certas alturas mas ao ouvi-los com atenção percebemos que têm uma personalidade própria daí terem tido na altura o seu público fiel. Destaco aqui uma das músicas que me ficou mais no ouvido.

The Byrds-Younger Than Yesterday (1967)
My Back Pages




Deixo-vos também aqui um som que vão reconhecer logo. Foi uma descoberta agradável. Têm um som limpo e quase inocente eu diria mas ao mesmo tempo com muitas influencias como o jazz e o gospel! Oiçam com atenção o album todo que vale mesmo a pena.

The Young Rascals-Groovin(1967)
Groovin





Estes, lembro-me de os ter ouvido por altura dos Doors. Faziam as primeiras partes dos concertos. Lembro-me de de ter visto um filme da digressão deles a amesterdão.Este é o album mais consagrado deles que inclui 2 músicas do conhecimento comum. Eram os representantes fiéis da cena musical de São Francisco na altura.

Jefferson Airplane-Surrealistic Pillow (1967)
Somebody To Love




Por fim outra descoberta! A descoberta de um grande som e a descoberta da minha constante ignorância em relação á música. Pergunto-me sempre como é possível, após já ter ouvido muita música, como é que ainda não conhecia esta banda ou outra. Este é um desses casos. Um álbum cativante e muito ao nível do que de melhor se fazia na altura!

Donovan-Sunshine Superman(1967)
Season Of The Witch





Fica uma nota: Todos estes álbuns podem ser ouvidos em www.grooveshark.com.

Abraços
Xavier

2 comentários:

  1. Granda Gaspar! No dia da inauguração da primeira máquina para viajar no tempo fazemos uma vaquinha e compramos-te passagem para o woodstock!
    Nao pares de esmiuçar esses sessentas
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. lol estou a ouvir os albuns todos de um livro que vai até ao ano de 2005. Muito album para ouvir ainda!

    ResponderEliminar