Fela Kuti
Obrigado Gaspar por finalmente fazeres de mim um blogger.
Música africana é o que proponho para este debute, e se é de Musica africana que vou falar, tenho de começar pelo Maior músico africano de sempre (isto na opinião de muitos pretensos melómanos incluindo este que vos escreve agora): Fela Ransome Kuti!
Fela Kuti nasceu em 1938 na Nigéria e deixou-nos em 1997, quando ainda exibia uma vitalidade e um groove impressionantes, viveu 61 anos mas tinha música para muitos mais.
Fela foi o criador de um estilo musical que mais tarde viria a ser chamado de Afrobeat e a influenciar milhares de músicos por todo o mundo. O Afrobeat era (e é) uma fusão de Jazz com Funk, Rock Psicadélic0 (nos riffs utilizados) com música tradicional africana. Mas mesmo dentro do Afrobeat Fela tem aindo hoje um lugar especial que vai para além do papel de criador, as suas músicas eram longas, viagens musicais riquissimas que às vezes ultrapassavam os 30 minutos num só tema. Esta caracteristica foi durante muitos anos um obstáculo ao sucesso fora do continente africano, mas a sua qualidade como músico, compositor e visionário fazem dele uma enorme referência nos dias que correm, o seu legado é imenso e todos os anos os seus albuns mais antigos são alvo de reedições e homenagens.
O tema que vos sugiro nesta altura é Zombie, um dos mais importantes temas de Fela, um grito contra os soldados nigerianos considerados demasiadamente violentos e crueis, grito rapidamente transformado em hino ao groove em estado puro.
Kuti usava a música como uma arma, era o seu veículo de expressão e não se coibia de ir contra o regime Nigeriano mesmo pondo em causa a sua carreira e mesmo a sua vida, era um músico guerreiro, tinha ideias muitos proprias para o seu país e para o continente africano e usava o seu arsenal musical para para as propagar. Para nós europeus que vivemos num século 21 parco em activismo e ideias fica o incrivel groove, pronto a ser usado numa noite mais quente de férias ou num final de tarde, por exemplo num qualquer quiosque na região sul de Lisboa...
Entre os inúmeros albuns de Fela Kuti proponho que percam algum tempo com os seguintes:
Roforofo Fight (1972)
Expensive Shit (1975)
Zombie (1976)
Volto para semana com mais músicas do mundo.
Sem comentários:
Enviar um comentário